A Saga do hobbit

O ano passado estive envolto numa missão a eras de nosso tempo. Digamos que passei algum tempo da minha nobre vida dedicada a sabres de luz, naves e guerras nas estrelas. Esse ano resolvi partir para algo mais distante, digo no tempo. Ao invés de sabres, naves e guerras em estrelas, estou agora trocando tudo por espadas, cavalos e guerras contra orcs, trolls e toda a parafernália que habita o mundo imaginário de Tolkien.

Se Star Wars foi uma aventura nerd, O Senhor dos Aneis e toda sua saga está sendo além de nerd, literária.  Já tinha assistido e lido o 1° livro. Mas sabe quando se lê, mas não lê, e assiste, mas não assiste. Tipo, o que aconteceu agora há pouco? Não lembro, mas vou continuar… Foi mais ou menos assim. Só que não sei por que, mas me deu na telha de buscar algo que me prendesse do início ao fim. Mas tinha que ser algo longo, para que eu me distraísse tempo o suficiente para ocupar as minhas horas vagas. Foi aí que pensei na saga do anel. 3 filmes, cada um com no mínino 3 horas! Só o terceiro chega a 3 horas e vinte minutos!!!! Então coloquei o dvd aqui em casa e comecei. A partir do momento em que apertei o play minha vida começou a mudar. Brilhante trabalho de Peter Jackson, mas é nos livros que a magia realmente acontece.

Na parte de trás da capa do livro A sociedade do Anel há uma inscrição que nunca mais me esquecerei “O mundo se divide em quem leu Tolkien e os demais” e agora posso dizer que estou no lado dos que já leram. Mas ler Tolkien não é simplismente folhear suas páginas, assim como folheamos uma leitura obrigatória de Machado de Assis. Ler Tolkien é… bem é Tolkien e só lendo para entrar nesse lado. Admito, não é fácil. Tantos detalhes. Mas isso não é defeito não, muito pelo contrário. Enriquece e dá mais verossimilhança a tudo aquilo que ele criou.

Mas se eu fosse começar a ler, e ler com atenção, resolvi fazer na ordem correta. No livro da sociedade, antes de iniciar a história há uma explicação dos fatos ocorridos antes do anel chegar às mãos de Frodo, e foi aí que comecei. Já que no próprio livro há a orientação de que comece pelo “O Hobbit” logo corri atrás de procurá-lo.

Sou chato nas minhas leituras, e a maioria dos livros que estão vendendo do hobbit não me agrada. Ou a letra é miúda demais, ou a capa não tem orelhas. Foi então que descobri que existia uma edição de box que era uma capa diferente, com letras maiores, miolo costurado e talz. Mas era essa mesmo que eu queria.

Dale entrar em mrcadolivres da vida para encontrar. Livrarias Curitiba – 60,90R$! Não disponho disso. Saraiva? Fnac? Submarino? Tudo esgotado. Quando encontrava, não era o livro somente, mas a coleção toda e não podia comprar tudo de uma vez, senão os meus bolsos que chorariam. Mas foi num sebo aqui em Curitiba, o melhor sebo na minha opinião, que encontrei o bendito. O Sebo Capricho, não lembro a rua, mas fica perto do Shopping Cristal, tem um banner com os Beatles estampado. Enfim, foi lá que o achei, brilhando, me chamando, dizendo Vem cá Zézão, venha cá pro condado!!! E fui!

Pela Bagatela de 20,00R$ encontrei a maravilha que é o hobbit! E se procurava entretenimento, diversão, literatura estrangeira de primeira, não foi com Crepúsculo, não foi com Harry Potter, foi com Tolkien e as aventuras de Bilbo Bolseiro (plim, plim!!).

RECOMENDADÍSSIMO! E lá vou eu, continuar com o meu precioso…

 

______

PS: A viagem à Aparecida do Norte (lgo Paris… de PARIScida) foi demais! Comprei, gastei, ri, chorei e rezei.

Até mais! E que a força esteja com vocês.

3 Pelarau:

Silvia disse...

Eu quero a trilogia do filme, amei e quero poder assistir na hora que der vontade... Os livros eu não tive coragem de encarar... Meu cunhado leu e disse que é bastante "enrolado" mas é legal...
sei lá...

Ei, eu tbm quero conhecer PARIScida!!

Maria Lúcia Martins disse...

Realmente Guri, é tudo de bom quando se encontra "aquele" livro no sebo. Pena que isso só ocorre com grandes folgas de tempo, quase décadas de intervalo entre um achado e outro.

J.R.R. Tolkien?! Es-pe-ta-cu-lar!!!!

Glam disse...

opa!
bom tema pra frigideiracast

Postar um comentário

Followers