Vendedores de guarda-chuvas

Quem assistiu à posse da presidenta, ou presidente como preferirem, Dilma Rouseff pode acompanhar que mesmo embaixo de chuva ela manteve a pose e o penteado. Coisa que anda muito complicado de se manter em dias como o de hoje aqui em Curitiba, a terra onde Deus pegou uma gripe depois de ter inventado.

Mas o que me chama ainda mais a atenção em dias de chuva é a proeza dos vendedores de guarda-chuva. Inacreditavelmente eles surgem com uns trocentos tipos como se os guardassem embaixo da manga. São verdadeiros mágicos da rua.

Imagino eles atentos à previsão do tempo nos jornais, anotando certinho quando vai chover, o momento da chuva e quando vai parar. Assim que está tudo anotado, correm reservar o número correto de dispositivos porta-chuvas que irão vender e bora pro lucro.

Pode estar fazendo um dia de rachar a moleira dos curitibanos que eles estão lá, infiltrados no meio da população, só esperando uma gota cair e anunciar a abertura da feira da chuva.

Pois é só começar a gotejar que do nada eles surgem. Parece que os manolos guardam tudo dentro de um bueiro e quando começa a chover arrancam de lá e começam a vender.

- Déiz real, déiz real… olha o guarda-chuva automático aí moça! Vai querer um?

E o mais engraçado é que eles levam somente a quantidade necessária para aquele momento de chuva. Assim que vendem o último a chuva para. Até conheci uma família que saiu do nordeste, e ao invés de ir morar em São Paulo, veio para cá vender guarda-chuvas.

- Aqui é terra boa pra isso. Todo dia chove. O ramo de São Paulo é mais botes, barca por causa das enchentes. Coisa grande demais pra nós.

Curitiba tem os seus mistérios. Os caras dos guarda-chuvas, as pombas treinadas no exército para te atacar enquanto come pipoca, a Casa China, o Oil Man, e por aí vai… Eita, Curitiba… terra de 1° mundo!

5 Pelarau:

Havah! disse...

Já vi um vendedor de guarda-chuvas (em Curitiba é sempre plural) xingando as pessoas que não tinham déiz reau pra comprar.

Lua- Eu Crio Moda disse...

oBRIgADA Fikei muito feliz !!!

Maicon Martins disse...

E eu lhes digo, aqueles guarda-chuvas que tem a 'ponteira' de ferro do tipo tamanho família que eles vendem é incrivelmente bom! Tem um aqui em casa que faz tempo que é usado e ainda não quebrou, acreditam? Pois é... O bom é que a mulherzinha me vendeu por R$ 7,00! Vai ver ficou afim de me dar uns pegas, coisa que obviamente não o fiz!

Mas como eu não gosto de carregar esse 'trolha' comigo, decidi que uma chuvinha de vez em quando até que é bom... Hehe!

Camille Delduque (: disse...

HAHAHA, verdade! Esses vendedores parecem mágicos, aparecem do nada cara!

Parabéns pelo blog, em pouco tempo já fez muito sucesso. Estou seguindo.

Parceria? Responde lá no meu blog por favor (:

beijos Camille

www.meu-diario-imaginario.blogspot.com

Silvia disse...

Eu já vi rolar um fight entre esses vendedores!
Eles tem territórios pré-determinados! Um não pode invadir os arredores do bueiro do outro...

Postar um comentário

Followers