De Volta para o Futuro

Aproveitando as minhas "férias" (dois feriados seguidos e um recesso = férias), resolvi fazer mais uma daquelas sessões pipocas de trilogias. A da vez foi "Back to the Future", ou De Volta Para o Futuro. Como o próprio nome já sugere, a história vai lidar com eventos passados. Eu já tinha assistido, e como todos os "daquela época", se aventurado com Marty e Doc. Os filmes são imperdíveis, principalmente o primeiro. E é sobre ele que quero falar, já que o assunto são as mudanças no tempo.



Algumas histórias são muito bem pensadas quando se tratam de aventuras na linha temporal. DVPF não é diferente. Acho que muitos já tinham reparado nisso, mas assistindo novamente vi algo que achei genial. Vamos recapitular um momento da história. Marty está no estacionamento do shopping com Doc, testando a máquina do tempo, ou o Delorean. Doc diz que irá para o futuro, mas se dá conta de que precisa de plutônio extra para a volta. Nesse meio tempo, os líbios aparecem, atiram em Doc, e Marty foge no Delorean, voltando para o dia 5 de novembro de 1955, 30 anos atrás no mesmo lugar que estava, ou seja, no estacionamento do shopping.

Claro que não existia nenhum shopping, mas sim uma fazenda. Ao retornar, ele destroi o celeiro e precisa fugir para não levar um tiro no rabo. E é aí que está o brilhantismo da viagem no tempo. Não, não levar um tiro no rabo, mas nessa cena. Ao fugir da fazenda, Marty derruba um pinheiro. Por acaso se lembram do nome do Shopping antes da viagem? Bem, vejam que é melhor.

Não é realmente demais? Tá certo que foi algo proposital, mas isso mostra o cuidado que se teve ao trabalhar com histórias que se propoem a viajarem no tempo.


Lidar com histórias assim, não é coisa fácil. Ainda mais quando se trata de algo que altera o futuro. Muitos escritores já se aventuraram nesse campo (eu nem me arrisco a escrever algo assim). Alguns se superaram com grande brilhantismo, mas outros apenas confirmaram a tese de que a linha temporal não é para qualquer um.

Caso bem conhecido para os fãs de Harry Potter é o do livro O Prisoneiro de Azkaban. Harry volta no tempo para resgatar Bicuço e seu padrinho Sirius Black. Mas antes mesmo dele voltar e alterar o rumo da história, alguém o ajuda evocando o Patrono. Quando retorna para o passado, descobre que é ele mesmo quem o tinha ajudado. Nada demais até este ponto. A questão é que se mesmo antes de ele ter voltado no tempo, alguém, no caso ele mesmo, já o tinha ajudado, significa então que os eventos que aconteceram nessa volta já deveriam ter acontecido, ou seja, seu padrinho estaria resgatado e Bicuço vivo, não havendo a necessidade desses fatos ocorrerem. Confuso? Sim, e por vezes incoerente. Assistam e vejam vocês mesmos. Mas isso não tira o brilhantismo de Rowling.


Back To The Future é indicado para todas as idades.

8 Pelarau:

Tatyana disse...

Muito bacana o post e o blog também.

Ah se pudessemos mesmo viajar pelo tempo...
Seria amazing!

www.equemnaoamaviajar.blogspot.com

Guilherme Augusto disse...

Com certeza essa é uma das trilogias mais bem trabalhas do cinema. Assista o primeiro e o segundo de uma vez, é como se fosse o mesmo filme... :)

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo blog! Estou te seguindo também.

http://estanteseletiva.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sinceramente nunca tinha parado pra analisar. E achei curioso o fato de naquele tempo não ter tanto avanço tecnologico quanto hoje, no entanto nenhum filme chegou a superar. Agora mesmo ao você ressaltar esse pequeno detalhe do pinheiro... Foi um cuidado que fez toda a diferença. Genial!

Xael disse...

nao sei se gostaria de voltar no tempo... brincar com o que nao conhecemos pode ser perigoso... prefiro viver o hoje.. e o passado deve continuar sendo apenas passado... boa postagem

Blog UaiMeu! disse...

Depende as circunstancias pra voltar no tempo...
Eu voltaria para algumas coisas
vai la?
http://uaimeu10.blogspot.com/

Papo na língua disse...

Eu não sei se voltaria no tempo... acredito que tudo que passou só serviu para o meu amadurecimento!!!

:)

Belo post!!!

Davi Drummond disse...

to seguindo aqui, segue? =))

www.foiporquerer.blogspot.com

Postar um comentário

Followers