Pessoas que frequentam a igreja são ingênuas?

Conheço muitas pessoas que frequentam a igreja religiosamente. Até posso me incluir nessa lista, mas confesso que não cumpro tanto as minhas obrigações como cristão há tempos. Mas foi por não levar tantas regras a sério, que acabei me perguntando, quando via aqueles que ainda praticam a igreja, se eu não era uma pessoa muito ingênua. Aquela história de seguir os mandamentos à risca, talvez me fazia viver em um mundo onde era somente meu, em que todos eram bons, não havia mau algum e sempre existia uma segunda chance. Não que isso seja algo impossível de acontecer, mas infelizmente não é bem assim que funcionam as coisas. Até creio que muitos se aproveitavam desse comportamento para me prejudicar.

Deixo claro que para mim, viver Deus e viver Igreja são coisas completamente diferentes. Eu vivo Deus, mas ainda tenho algumas contradições no que concerce aos mandamentos da igreja. Mas gostaria de saber por vocês: a igreja nos faz ingênuos?

1 Pelarau:

Bruno Giraldelli disse...

A igreja, talvez; o conhecimento e a Palavra de Deus, de modo algum. Aliás, muita gente mesmo acha que aquele que crê em Jesus como seu Salvador e em Deus Pai é sempre frágil, alegre e tolo. Cuidado, meu amigo: crentes assim são perigosos! Afaste-se deles! Sabe por que? Uma: somos seres humanos; seres humanos seguindo os passos de Jesus, o único Perfeito; segundo: não devemos negar os sentimentos, mesmo os de dúvida e de desconfiança sobre as pessoas - amar ao próximo não é simplesmente entregar-se a ele. Isso é burrice, não sei que igreja prega isso; o mandamento de amar não é estúpido: é o principal e mais inteligente de todos. Para todos os nossos sentimentos e pensamentos há a misericórdia de Deus, o arrependimento e o perdão. Viver Deus e viver a igreja precisam ser um só: pois se na igreja não se encontram apenas o testemunho de Jesus e a Lei de acordo com a Palavra, saia de lá, porque você é cúmplice dos que praticam o engano. Os Dez Mandamentos não são difíceis e nem te fazem presa fácil de ninguém, ao contrário: ingenuidade é impossível de haver no verdadeiro crente - ele é atento, ele vigia o tempo todo, ele não se deixa enganar, ele é conduzido, ele conhece a Verdade e ela o Liberta, de fato. Não o faz um bonzinho que desconhece o mal e nem o isola da sociedade: pois é na sociedade mesmo que você precisa ser prova viva disso! A igreja verdadeira de Deus não pode nos fazer ingênuos, mas corajosos e sábios: tome cuidado sobre o que a igreja prega - se fugir da Palavra de Deus e do entendimento que essa Palavra nos trás (com frequentes estudos bíblicos) para sermos corretos e não cairmos em ciladas inimigas, cai fora dela.

Postar um comentário

Followers